Imperdível o artigo sobre envelhecer e desenvolver o conhecimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
chao-da-escola-129

Elenise Cesário da Silva

Foi com imensa alegria que recebi a notícia que, na nona edição da revista Chão de Escola, teríamos um texto de professora aposentada. Enfim, mais um sonho realizado.

Nos oitavo aniversário do Coletivo de Aposentados, em agosto, verificamos a presença de colegas que iniciaram o grupo e permanecem frequentando. Bem como observamos novos participantes, que estão descobrindo o lado bom do coletivo e de sua necessidade para a nossa jornada existencial.

Uma delas é a companheira Yara do Rocio Bonat Trevisan. A professora nos traz uma reflexão sobre o envelhecimento com base em seus estudos, sua experiência profissional. Yara continua e aprofunda o seu trabalho, agora com o novo enfoque profissional e necessário para nossa trajetória de vida. Imperdível. Leia o quarto artigo da revista, intitulado Jogos e aspectos cognitivos em idosos.

Aproveitamos essa reflexão para usufruirmos o conteúdo não só para a construção de uma caminhada feliz, mas principalmente de entender no momento nossos pais, avós e pessoas de nosso convívio. Como as férias já estão aí, teremos oportunidade de passar esse conteúdo em várias situações e oportunidades.

Precisamos conhecer os novos paradigmas sobre envelhecer:
•O envelhecimento e possibilidades de intervenção cog-nitiva;
•O rendimento diminui com a idade, mas a aprendizagem continua ocorrendo;
•A memória é uma das funções cognitivas mais estudadas;
•“Os que mais aprendem durante a vida adulta sejam em dotes físicos, intelectuais ou de classe social estão mais bem equipados para viver a etapa da velhice”, e aí afora.

O texto nos dá clareza de algo que muitos ainda se deprimem, outros não querem saber. Mas, para chegarmos lá, bem, precisamos nos preparar e aí está o texto reforçando nosso lema: INATIVOS NUNCA.

Elenise Cesário da Silva é professora aposentada,  foi coordenadora do Coletivo de Aposentados do Sismmac

Posts Relacionados