• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • MEC montará pólos para capacitar 60 mil professores do nível básico

MEC montará pólos para capacitar 60 mil professores do nível básico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante o segundo semestre, o Ministério da Educação montará 297 pólos de capacitação para atender a 60 mil professores de nível básico. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), o país tem um déficit de 240 mil educadores.

Os pólos, criados a partir de parcerias com municípios e universidades, oferecerão aulas presenciais e à distância, com apoio de coordenadores. Responsável pela criação dos pólos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já trabalha com a formação de pesquisadores e docentes do ensino superior. E passará a gerir o programa Universidade Aberta do Brasil, criado em 2005 na Secretaria de Educação a Distância do ministério.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, os cursos serão um complemento para a formação do professor. A prioridade, explicou, é para as disciplinas de matemática, química, física e biologia. “As deficiências são enormes nessas disciplinas”, disse.

As propostas estão na Lei nº 11.502, sancionada na última quinta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, a lei prevê ainda que os participantes de cursos de capacitação para o exercício das funções de formadores, preparadores e supervisores deverão ter, no mínimo, nível superior, experiência de um ano no magistério, ou estar vinculados a cursos de mestrado ou doutorado.
(Agência Brasil)

Posts Relacionados