• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Manifestação em defesa do petróleo brasileiro ocorre na terça

Manifestação em defesa do petróleo brasileiro ocorre na terça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os movimentos populares convocam a população paranaense para a manifestação “Por uma nova lei do petróleo”. A mobilização que propõe a retomada do monopólio estatal e atua em defesa da Petrobrás acontece no dia 2 de junho, terça-feira, às 11 horas, na Boca Maldita, em Curitiba.

A manifestação faz parte da campanha “O Petróleo tem que ser nosso!”, cujo objetivo é defender que esse recurso natural estratégico fique sob o controle público e ainda que sua renda seja revertida em investimentos sociais.

Durante o ato, serão coletadas assinaturas para o abaixo-assinado de iniciativa popular de projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional a fim de assegurar a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a reestatização da Petrobrás, o fim das concessões de petróleo e gás a empresas estrangeiras, e a destinação social dos recursos gerados pela produção. As assinaturas também serão encaminhadas ao presidente da República.

Mídia faz a campanha privatista
Esta campanha também se contrapõe à outra, velada, realizada pelos meios de comunicação corporativos em favor da privatização da Petrobrás. Para observar como ocorre a campanha privatista, basta perceber que cresceram em rádios, TVs e jornais matérias e artigos criticando o que a mídia classifica de “gestão política da Petrobrás.

“Gestão política” seria a proposta de se usar parte do lucro do petróleo para investimentos sociais. A mídia corporativa (que defende os interesses das grandes corporações) prefere ver estes recursos nas mãos das transnacionais.

Posts Relacionados