SME manobra para esvaziar Conae

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Professoras/es interessadas/os em participar da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação devem realizar suas inscrições no Sismmac até quinta-feira. Envie o formulário por fax até o dia 28. NÃO PERCA O PRAZO!

A Secretaria Municipal da Educação está orientando as escolas para “aguardarem instruções” antes de realizar as inscrições. Se professoras/es fizerem isto, o prazo se esgota e o magistério municipal deixa de participar da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação.

Apesar de fazer parte da Comissão Organizadora da Conae em Curitiba, a SME não fez nenhum esforço para viabilizar a Conae. Nenhuma orientação chegou às escolas para incentivar a participação. Aliás, a sigla Conae sequer é encontrada nos sites oficiais.

Mas a grande novidade é a convocação a toque de caixa da Conferência Municipal de Educação. Prevista para acontecer no ano passado, a SME teve prazo de ano e meio para prepará-la, sem que nada fosse encaminhado.

Um novo prazo se esgotou em março, e nada foi feito. Agora, repentinamente, informa que no final de junho ocorrerá a conferência para elaborar o Plano Municipal de Educação.

Conferência é coisa séria e deveria ser tratada com mais cuidado pela Prefeitura Municipal. Todos os segmentos (gestores, usuários e trabalhadores da educação) devem ser inseridos. Os debates devem ser feitos com antecedência para cada um saber o que irá fazer na conferência.

Na forma como está sendo organizada, a Prefeitura não vai querer debater com a sociedade a política educacional. Vai apenas querer usar o evento apenas para referendara a sua política, bem ao modelo tucano.

Para saber mais sobre a Conae, clique aqui.

Posts Relacionados