• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Educação pode minimizar violência contra o idoso, defende pesquisador

Educação pode minimizar violência contra o idoso, defende pesquisador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Agência Brasil – Usar a educação como forma de prevenir a violência contra o idoso foi uma das propostas apresentadas pelos membros da mesa que debateu o enfrentamento à violência na 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que está sendo realizada em Brasília.

“As crianças não nascem com o preconceito, isso é uma coisa que elas adquirem durante a vida. Se elas aprenderem como valorizar o idoso dentro e fora de casa desde pequenas, nós podemos valorizar essa criação. Quanto mais educação, menos violência”, afirmou o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Vicente de Paula Faleiros.

O pesquisador também ressaltou que um tipo freqüente de agressão contra o idoso é a violência estrutural, caracterizada pela situação de pobreza e exploração. “Um exemplo é a garantia à Previdência social. Quando o Estado não facilita essa situação para o idoso, está claramente praticando uma violência”, disse Faleiros.

Os participantes da mesa avaliaram que o sistema de transporte e as próprias cidades do país ainda não estão adaptados para as pessoas idosas. “É plenamente viável diminuir a violência contra os idosos no trânsito, criando faixas e cursos de capacitação para os motoristas, por exemplo”, exemplificou a representante do Pará, Marilcéia Aguiar.

Faleiros lembrou que outro tipo comum de violência contra os idosos é a discriminação, inclusive da própria família. “Esse tipo de violência fere profundamente a dignidade da pessoa. Atualmente, 53% dos idosos do país dizem que já sofreram discriminação, o que é um absurdo. É necessário trabalhar na prevenção e mediação desse tipo de agressão” conclui o pesquisador.

Posts Relacionados