• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • CNTE e IEAL apresentam painel no Fórum Social Mundial

CNTE e IEAL apresentam painel no Fórum Social Mundial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

CNTE – A apresentação do painel “Os rumos das políticas públicas de educação”, promovido pela CNTE e pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL) na quinta-feira (29), foi um dos destaques do segundo dia do Fórum Social Mundial 2009.

Os expositores Hugo Yasky, presidente da Confederação dos Trabalhadores da Argentina, Augusto Serrano, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Espanha (Stes) e Juçara Vieira, diretora de Finanças da CNTE e vice-presidente da IEAL, se reuniram no auditório da Universidade Federal do Pará para discutir a atuação do estado e dos movimentos sociais na educação.

A crise econômica mundial deu o tom para o início do debate. Juçara lembra que ela é consequência do impacto das políticas neoliberais e traz problemas também para os trabalhadores da educação. “Nas outras edições do Fórum, das quais a CNTE nunca deixou de participar, o alerta já tinha sido feito. A crise foi alguns dos efeitos do neoliberalismo anunciados pelo FSM”, diz.

Os palestrantes chamaram a atenção para a necessidade de o profissional da educação assumir um papel político no contexto escolar e social para a consolidação de uma sociedade mais justa e prudente. “Uma das possibilidades de avanço se dará a partir da mobilização dos trabalhadores e da interlocução com o governo de forma democrática e popular, especialmente através da obtenção de novos marcos institucionais para o financiamento da educação e a valorização dos profissionais da área”, completa Juçara.

O espanhol Augusto Serrano deu crédito ao trabalho latinoamericano nos movimentos sociais que, para ele, é inspirador para o sindicalismo europeu. Já o participante argentino Hugo Yasky lembrou que os projetos de melhoria para a educação devem interessar a todo o conjunto da classe trabalhadora.

O painel disputou a atenção de muita gente. Mas quem conseguiu entrar não perdeu a chance de colaborar com a discussão e fazer perguntas. “Foram vários blocos de intervenção da platéia para ressaltar o papel do movimento sindical para uma nova perspectiva na educação”, afirma Juçara. Ao final do encontro, a professora presenteou os colegas da mesa e alguns sorteados da platéia com a revista Retratos da Escola, publicada em dezembro de 2008.

A última edição traz um dossiê sobre os impasses e as perspectivas da formação dos professores.Além de Juçara, outros nove diretores da CNTE participaram das atividades do FSM e colaboraram com as discussões para a melhoria da área social e educacional no Brasil e no mundo.

Posts Relacionados