• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Educação de qualidade só com trabalho decente

Educação de qualidade só com trabalho decente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em 10 de outubro educadores de todo o país participam da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente promovida pela CUT. O Sismmac esteve representado em ato realizado pela manhã na Agência do Trabalhador

No dia 16 de outubro, quinta-feira, às 10h30, o Sismmac, Sismuc e a APP-Sindicato realizam panfletagem no centro de Curitiba pelo respeito à Lei do Piso nacional, que aumenta a hora-atividade e melhora as condições de trabalho

Quando as pesquisas nacionais mostram que mais de 58 mil adolescentes brasileiros com 14 anos, não sabem ler e escrever, essa realidade mostra que a educação tem que ser prioridade no país.

Quando os números identificam que cerca de 29 mil jovens são analfabetos, mesmo freqüentando a escola, nossa luta pela implementação do piso salarial nacional profissional (PSPN) se faz ainda mais legítima.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e os sindicatos filiados a ela defendem a educação como direito. Por isso, se mobilizam pela implantação do piso e pelo aumento da hora atividade. A Lei do Piso estabelece o mínimo de 33% da jornada e a luta nacional dos educadores é pela hora-atividade de 50%.

Essas melhorias vão beneficiar professores, alunos e suas famílias, uma vez que proporcionará melhores índices de desenvolvimento, com distribuição de renda e valorização dos trabalhadores e, em conseqüência, uma educação de qualidade.

No momento em que a educação está na pauta do dia, precisamos mostrar para a sociedade que é injusta a tentativa de desqualificar o piso salarial nacional e que ele não pode ser ameaçado por governadores que alegam não ter como implementá-lo.

A lei do PSPN representa um passo importante para a categoria e para a melhoria da qualidade do ensino em nosso país. Nossas crianças precisam de educação de qualidade e isso só será possível quando o ensino público tiver profissionais bem remunerados e satisfeitos, trabalhando em escolas bem aparelhadas.

Por isso, neste dia dez de outubro, os educadores de todo o país participaram da Jornada. Mundial pelo Trabalho Decente promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O Sismmac esteve representado em ato realizado na Agência do Trabalhador, no centro da cidade.

Descontentes com a profissão, insatisfeitos com os baixos salários e com as jornadas estafantes de trabalho, consideram as salas de aulas ruins e admitem, infelizmente, que os alunos são os maiores prejudicados. Ir às ruas por trabalho decente é também é nossa luta.

CNTE e Sismmac

Posts Relacionados