• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Magistério participa de ato pelo piso nacional

Magistério participa de ato pelo piso nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os professores do Paraná atenderam ao chamado da CNTE para a mobilização nacional pelo piso nacional da categoria. Cerca de 2 mil educadores foram às ruas de Curitiba no dia 14 de março para pedir ao Congresso Nacional agilize a tramitação do projeto de lei que cria o Piso Salarial Profissional Nacional.

A mobilização foi promovida em conjunto pela APP-Sindicato e pelo Sismmac. Os dois sindicatos são filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Clique aqui para ver imagens da mobilização.

No país inteiro houve mobilizações. Em vários estados os professores paralisaram as atividades. Clique aqui para acessar mais informações sobre as atividades no Brasil.

Passeata
Os manifestantes se concentraram pela manhã na Praça Santos Andrade, de onde saíram em passeata rumo ao Centro Cívico. A passar pela Prefeitura Municipal, do seu caminhão de som a direção do Sismmac aproveitou para pedir ao prefeito que agilize as negociações com o magistério municipal.

Em seguida, os manifestantes receberam do governo do Estado a promessa de atuar junto aos políticos paranaenses em favor da aprovação do piso nacional.

Panfletagem
À tarde da mesma sexta-feira, a direção do Sismmac realizou panfletagem na Boca Maldita para apresentar à população este importante instrumento de luta em favor da melhoria da educação nacional.

O projeto do piso salarial deveria ter sido aprovado pelo Congresso Nacional já no ano passado. Ele propõe que nenhum professor brasileiro receba menos de R$ 950 pela jornada semanal de 40 horas. Em dois anos o piso deve alcançar o valor de R$ 1.150.

A mobilização também pediu a aprovação de mais dois projetos importantes para a educação. Um deles regulamenta a carreira profissional dos trabalhadores em educação.

Outro se refere à profissionalização dos funcionários de escola. Aqueles trabalhadores que atuam fora das salas de aula também precisam ser qualificados, para que toda a escola seja um ambiente educativo.

Posts Relacionados