Sismac
  • 30 | 08 | 2016 - 14:36 Pedagogas

    Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão

    Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão
    Próxima reunião, que acontece no dia 22 de setembro, deverá finalizar o Sumário de Atribuições

    A comissão formada para rever o decreto que trata das atribuições das pedagogas da rede municipal de ensino finalizou o documento com as tarefas típicas do segmento neste mês de agosto. Confira abaixo item por item das atribuições do pedagogo. Você também pode conferir as tarefas típicas nesse link.

    A direção do SISMMAC avalia que a presença das pedagogas da rede dentro da comissão contribuiu para que as tarefas típicas do pedagogo ficassem menos burocratizadas em relação ao documento anterior. Para além disso, no debate com a administração municipal, tanto o Sindicato quando as professoras que atuam no chão da escola tiveram o cuidado para que não houvesse desvio na função do pedagogo.

    ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO:

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva, a elaboração, efetivação, avaliação e realimentação do Projeto Político Pedagógico e Regimento da unidade.

    · Orientar e acompanhar os/as professores/as em relação ao planejamento, execução e avaliação do trabalho educativo, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da unidade.

    · Orientar, junto à equipe diretiva, o trabalho pedagógico dos profissionais não docentes da unidade, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da unidade.

    · Promover a participação das famílias no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da unidade efetivando a gestão democrática da educação, potencializando os diferentes espaços de participação.

    · Elaborar, em conjunto com a comunidade educativa, o plano de ação da unidade.

    · Coordenar o planejamento curricular, junto à equipe docente, procedendo à avaliação continua do mesmo.

    · Coordenar e orientar os processos de seleção e utilização de materiais didático-pedagógicos, respeitando critérios previamente estabelecidos.

    · Organizar e coordenar, em conjunto com a equipe diretiva, reuniões pedagógico-administrativas, conforme calendário da unidade.

    · Planejar e coordenar, em conjunto com profissionais da unidade, os processos de formação continuada em serviço, possibilitando momentos de estudo, planejamento, reflexão e compartilhamento das experiências.

    · Participar dos processos de formação continuada ofertada pela SME, de acordo com as necessidades da unidade, compartilhando as experiências com os(as) profissionais da unidade.

    · Coordenar processos de avaliação da aprendizagem visando o atendimento às necessidades pedagógicas específicas dos/as educandos/as.

    · Identificar e acompanhar, junto aos profissionais da unidade, casos de educandos(as) que apresentem necessidades pedagógicas específicas, realizando encaminhamentos necessários junto aos responsáveis.

    · Articular ações que visem à garantia do atendimento das necessidades educacionais específicas dos/as educandos/as com deficiência.

    · Orientar e acompanhar a elaboração e execução do plano de apoio pedagógico individualizado dos(as) educandos, conforme suas potencialidades e necessidades.

    · Orientar e acompanhar, em conjunto com os/as profissionais da unidade, os processos e registros de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento dos(as) educandos(as) conforme necessidades da etapa e modalidade.

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva da unidade, o conselho de classe, definindo, com os demais participantes do conselho, os encaminhamentos pedagógicos necessários para a garantia do direito à educação.

    · Assegurar que os(as) responsáveis pelos(as) educandos(as) sejam comunicados sobre o trabalho pedagógico realizado e sobre as aprendizagens e desenvolvimento integral dos(as) educandos(as).

    · Coordenar e orientar o processo de adaptação, classificação e reclassificação de educandos, conforme a legislação vigente.

    · Identificar e conhecer as características das famílias e da comunidade na qual a unidade educacional está inserida, nos âmbitos socioeconômico e cultural, propondo formas de atuação que qualifiquem o processo pedagógico.

    · Promover ações, junto à comunidade educativa, voltadas à proteção, promoção, defesa e reparação dos direitos humanos.

    · Assegurar, junto à comunidade educativa, ações com vistas à garantia dos direitos dos(as) educandos(as), realizando as articulações necessárias com os órgãos competentes.

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva e com anuência do Conselho da unidade, os processos de distribuição das funções dos(as) profissionais em conformidade com diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação.

    · Manter-se atualizada em relação às normativas vigentes acerca do trabalho pedagógico nas unidades educacionais da RME.

    · Desenvolver outras atividades concernentes a seu cargo e área de atuação, relacionadas ao sumário de atribuições.

    A próxima reunião, que dará continuidade à discussão e revisão do Sumário de Atribuições, acontecerá no dia 22 de setembro. O Sumário funciona como uma espécie de síntese do que se entende como papel do pedagogo escolar. Após esse encontro, o documento deverá ser encaminhado para revisão ortográfica e jurídica.

    Ao final, o objetivo é apresentar o novo documento para pedagogas, direções e os professores representantes das escolas.

  • 30 | 08 | 2016 - 14:36 Pedagogas

    Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão

    Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão
    Próxima reunião, que acontece no dia 22 de setembro, deverá finalizar o Sumário de Atribuições

    A comissão formada para rever o decreto que trata das atribuições das pedagogas da rede municipal de ensino finalizou o documento com as tarefas típicas do segmento neste mês de agosto. Confira abaixo item por item das atribuições do pedagogo. Você também pode conferir as tarefas típicas nesse link.

    A direção do SISMMAC avalia que a presença das pedagogas da rede dentro da comissão contribuiu para que as tarefas típicas do pedagogo ficassem menos burocratizadas em relação ao documento anterior. Para além disso, no debate com a administração municipal, tanto o Sindicato quando as professoras que atuam no chão da escola tiveram o cuidado para que não houvesse desvio na função do pedagogo.

    ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO:

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva, a elaboração, efetivação, avaliação e realimentação do Projeto Político Pedagógico e Regimento da unidade.

    · Orientar e acompanhar os/as professores/as em relação ao planejamento, execução e avaliação do trabalho educativo, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da unidade.

    · Orientar, junto à equipe diretiva, o trabalho pedagógico dos profissionais não docentes da unidade, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da unidade.

    · Promover a participação das famílias no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da unidade efetivando a gestão democrática da educação, potencializando os diferentes espaços de participação.

    · Elaborar, em conjunto com a comunidade educativa, o plano de ação da unidade.

    · Coordenar o planejamento curricular, junto à equipe docente, procedendo à avaliação continua do mesmo.

    · Coordenar e orientar os processos de seleção e utilização de materiais didático-pedagógicos, respeitando critérios previamente estabelecidos.

    · Organizar e coordenar, em conjunto com a equipe diretiva, reuniões pedagógico-administrativas, conforme calendário da unidade.

    · Planejar e coordenar, em conjunto com profissionais da unidade, os processos de formação continuada em serviço, possibilitando momentos de estudo, planejamento, reflexão e compartilhamento das experiências.

    · Participar dos processos de formação continuada ofertada pela SME, de acordo com as necessidades da unidade, compartilhando as experiências com os(as) profissionais da unidade.

    · Coordenar processos de avaliação da aprendizagem visando o atendimento às necessidades pedagógicas específicas dos/as educandos/as.

    · Identificar e acompanhar, junto aos profissionais da unidade, casos de educandos(as) que apresentem necessidades pedagógicas específicas, realizando encaminhamentos necessários junto aos responsáveis.

    · Articular ações que visem à garantia do atendimento das necessidades educacionais específicas dos/as educandos/as com deficiência.

    · Orientar e acompanhar a elaboração e execução do plano de apoio pedagógico individualizado dos(as) educandos, conforme suas potencialidades e necessidades.

    · Orientar e acompanhar, em conjunto com os/as profissionais da unidade, os processos e registros de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento dos(as) educandos(as) conforme necessidades da etapa e modalidade.

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva da unidade, o conselho de classe, definindo, com os demais participantes do conselho, os encaminhamentos pedagógicos necessários para a garantia do direito à educação.

    · Assegurar que os(as) responsáveis pelos(as) educandos(as) sejam comunicados sobre o trabalho pedagógico realizado e sobre as aprendizagens e desenvolvimento integral dos(as) educandos(as).

    · Coordenar e orientar o processo de adaptação, classificação e reclassificação de educandos, conforme a legislação vigente.

    · Identificar e conhecer as características das famílias e da comunidade na qual a unidade educacional está inserida, nos âmbitos socioeconômico e cultural, propondo formas de atuação que qualifiquem o processo pedagógico.

    · Promover ações, junto à comunidade educativa, voltadas à proteção, promoção, defesa e reparação dos direitos humanos.

    · Assegurar, junto à comunidade educativa, ações com vistas à garantia dos direitos dos(as) educandos(as), realizando as articulações necessárias com os órgãos competentes.

    · Coordenar, em conjunto com a equipe diretiva e com anuência do Conselho da unidade, os processos de distribuição das funções dos(as) profissionais em conformidade com diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação.

    · Manter-se atualizada em relação às normativas vigentes acerca do trabalho pedagógico nas unidades educacionais da RME.

    · Desenvolver outras atividades concernentes a seu cargo e área de atuação, relacionadas ao sumário de atribuições.

    A próxima reunião, que dará continuidade à discussão e revisão do Sumário de Atribuições, acontecerá no dia 22 de setembro. O Sumário funciona como uma espécie de síntese do que se entende como papel do pedagogo escolar. Após esse encontro, o documento deverá ser encaminhado para revisão ortográfica e jurídica.

    Ao final, o objetivo é apresentar o novo documento para pedagogas, direções e os professores representantes das escolas.

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