As
unidades de ensino da Rede Municipal de Curitiba receberam no
início dessa semana e-mails
dos Núcleos Regionais comunicando uma nova função
para as pedagogas e pedagogos: inserção de registro de atendimentos dos
estudantes no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE). Esse tipo
de atribuição não está prevista no Decreto nº1313/2016, que
define as funções da
pedagogia escolar. Confira o Decreto aqui.
O
e-mail enviado pelos Núcleos
Regionais contém um termo de responsabilidade e um formulário de
cadastro para que o profissional tenha acesso ao SERE. A orientação
do SISMMAC é que os profissionais não assinem esse
termo e que declarem em ata na unidade escolar que não vão assumir
essa função, pois não é uma atribuição do
segmento.
A
atualização da vida escolar dos estudantes no SERE, de acordo com a
Portaria nº13
de 2021,
é uma função instituída no expediente interno na secretaria das
escolas municipais de Curitiba. De
acordo com o documento, a categoria tem um
período durante a semana,preferencialmente
às quartas-feiras de manhã,
para realizar essas e outras
funções. No entanto, assim como as pedagogas, as
secretarias das unidades
sofrem com a falta de profissionais e o total descaso da gestão
Greca.
Em
vez de realizar mais contratações de profissionais, a Prefeitura
promove mais uma vez o acúmulo de funções e o sucateamento da
educação. Além disso, a decisão arbitrária da administração
vai contra a nossa defesa de um trabalho cada vez menos burocrático, para que as pedagogas e pedagogos possam focar o trabalho no desenvolvimento da aprendizagem, no atendimento aos estudantes, professores e famílias.