• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Em quatro dias, três escolas sofrem assalto e vandalismo

Em quatro dias, três escolas sofrem assalto e vandalismo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20201126_assaltos

Os casos de assaltos à mão armada nas escolas continuam. Nesta quinta (26) e quarta-feira (25), os alvos foram as escolas municipais Laís Peretti e Rio Negro.

Os trabalhadores da Escola Municipal Laís Peretti foram rendidos na manhã desta quinta-feira (26), por um homem armado, momentos antes do início da distribuição dos kits alimentação para a comunidade. Os trabalhadores foram trancados numa sala de aula e ameaçados, enquanto o assaltante pegava os celulares das vítimas. Ele fugiu e até o momento não foi encontrado.

Entre as vítimas, estavam trabalhadores da empresa terceirizada de alimentação utilizada pela Prefeitura, a Risotolândia. É importante que o direito à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) a esses trabalhadores seja garantido, para além de toda a assistência que for necessária.

Ontem (25), o alvo foi a Escola Municipal Rio Negro. A unidade foi invadida por dois homens, que foram confundidos com prestadores de serviço, enquanto a direção, as inspetoras e algumas professoras estavam trabalhando. Eles arrancaram uma das câmeras de segurança da escola. A informação ainda não foi confirmada, mas, suspeita-se que foram as mesmas pessoas que assaltaram a Escola Municipal Umuarama no início da semana.

#@vej3@#Essa onda de assaltos sofrida nos equipamentos municipais, que hora se intensifica hora se acalma, mas nunca acaba, coloca os trabalhadores do município numa situação de insegurança e vigília cada vez maior.

#@arq1619@#Após o assalto na EM Umuarama, o SISMUC e o SISMMAC enviaram ofícios tanto para a Secretaria Municipal de Educação quanto para a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito para que tomem providências quanto à falta de segurança nas escolas.

A Prefeitura não apresenta propostas concretas para enfrentar o problema da insegurança e prefere tentar jogar toda a responsabilidade para a empresa terceirizada responsável pela segurança. Quando questionada, a gestão Greca responde com arrogância e descaso, indicando caminhos de notificação que já se provaram insuficientes para resolver o problema.

#@txt1618@#As direções e os departamentos jurídicos dos Sindicatos elaboraram um conjunto de orientações sobre como proceder em caso de furto ou roubo nos equipamentos públicos. Confira os protocolos a serem adotados.

Precisamos de mais segurança

A resposta aos casos de violência e vandalismo que crescem a cada dia num país que aumenta a desigualdade social na mesma velocidade, nunca é simples. Mas a gestão do prefeito Rafael Greca ultrapassa todos os limites ao negligenciar a situação a qual os equipamentos públicos da cidade estão expostos.

A presença da Guarda Municipal nas unidades escolares é uma reivindicação antiga do conjunto dos servidores da educação que é, ano a ano, rejeitada pela Prefeitura com a desculpa da falta de efetivo e do contrato com a empresa terceirizada de monitoramento e segurança patrimonial. Para contratar mais guardas municipais, basta ter vontade política e encarar os serviços públicos e a segurança de trabalhadores e usuários como uma prioridade. Até quando essa reivindicação seguirá sendo negligenciada? O que mais precisa acontecer para que a gestão Greca tome uma atitude e comece construir soluções para o problema da insegurança nas unidades escolares?

Além de estarmos alerta, precisamos envolver a comunidade em nossas denúncias e cobrar sistematicamente a Prefeitura por mais segurança nas unidades.

Posts Relacionados