Em novo decreto Prefeitura recua e deixa em aberto dispensa de idosos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200324_decreto_430_840x4903_sismmac

Em novo decreto publish na última sexta-feira (20), a administração recuou em relação à dispensa total dos idosos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) e a Defesa Civil do Município. Agora, os idosos acima dos 65 anos, que antes seriam dispensados ou trabalhariam de forma remota, podem ser convocados a trabalhar de forma presencial sem contato com o público.

O texto previsto no Art. 4 do novo Decreto nº 430 diz: O disposto neste artigo não se aplica aos servidores com idade igual ou superior a 65 anos da Secretaria Municipal da Saúde – SMS, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito – SMDT e àqueles que compõem a Defesa Civil do Município de Curitiba, para os quais o trabalho remoto (home office) ou a dispensa simples poderá ser substituído pela realização de trabalhos técnicos e administrativos em ambiente sem contato com o público.

#@txt1307@#A medida é contrária ao antigo decreto que vedava o comparecimento destes servidores ao local de trabalho desde o dia de 19 de março. Dessa forma, a administração busca dar um golpe e tenta suprir a falta de profissionais colocando em risco a vida daqueles que se encontram em idade mais avançada. As medidas de isolamento devem levar em conta não só o ambiente de trabalho, mas também o deslocamento do profissional e a limpeza do ambiente.

#@arq1308@#O mais contraditório é que a própria gestão reconhece em outro decreto, o de nº 450, que idosos acima de 60 anos fazem parte do grupo de risco e estão mais expostos, portanto, devem tomar mais cuidados. A pergunta que fica é porque para os servidores a regra é outra? Os trabalhadores do município não merecem o mesmo cuidado ou o mesmo tratamento de outros idosos?

É importante lembrar que as dificuldades encontradas agora são fruto do desmonte que a gestão vinha realizando na saúde – desmonte este sistematicamente combatido pelo Sindicato. Com a falta de renovação da categoria durante anos, a administração encontra-se em um beco quase sem saída. O que falta é vontade política de chamar novos servidores em concursos abertos e de realizar mais contratações temporárias durante a pandemia. Precisamos de medidas efetivas para proteger aqueles que estão no grupo de risco e dar subsídios necessários para que os trabalhadores que estão na linha de frente façam seu trabalho da melhor maneira possível.

O SISMUC enviou um ofício para a Prefeitura exigindo que o Decreto nº 430 seja novamente alterado e que os servidores com mais de 65 anos possam permanecer em suas casas.

Porém, é só com a união dos servidores que podemos reverter esse quadro. Enquanto os sindicatos seguem na luta e pressionam a gestão, os servidores também podem – e devem – demonstrar sua indignação e cobrar por respostas. Entre em contato e peça para amigos e familiares também fazerem pressão através 156 ou do RH através do (41) 3350-8530e cobre que os servidores do grupo de risco sejam imediatamente dispensados, manifeste também sua indignação nas redes sociais da Prefeitura, do desprefeito e da secretária da Saúde. Ajude a proteger aqueles que estão mais vulneráveis!

Posts Relacionados