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Prefeitura ignora demanda de pais e não abre turmas de 6º ano

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A gestão Greca ignorou mais uma vez a grande demanda de mães
e pais com alunos de 6º ao 9º ano na rede municipal de Curitiba. Nesta terça-feira
(18), aconteceu uma reunião com pais na lista de espera para matricular alunos
de 6º ano na E.M. CAIC Bairro Novo, no turno da manhã. O pedido dos pais era para que
fossem abertas novas turmas, para reduzir o número de alunos por sala e
acomodar uma lista de espera com mais de 50 estudantes.

Primeiramente, a secretária de Educação se comprometeu a
receber os pais nessa data, mas não estava presente. Isso já mostra a falta de
respeito e interesse que a gestão Greca tem pela educação. Além disso, a Prefeitura jogou a
culpa da própria má gestão em vários outros fatores.
Alegaram que a direção da
escola tinha autonomia para solicitar e abrir novas vagas para alunos de 6º
ano, mas isso não é a realidade.

Outro argumento da administração municipal foi a desistência
de vários pais que estavam na lista de espera, reforçando a ideia de que os pais devem reclamar somente com a rede estadual para abertura de turmas no turno da manhã. Mas o que a gestão Greca
esperava depois de tanta enrolação?
Diante da resposta negativa, a maioria dos
pais teve que recorrer às escolas estaduais, em unidades longe de casa e no turno da tarde,
dificultando muito a rotina familiar. 

Desencontro
de informações

Outros pais de alunos de inclusão no CAIC Bairro Novo
estavam lá para participar da reunião, mas a superintendente da Educação se
negou a recebê-los, dizendo que já havia muita gente dentro da sala de reunião
e que só estava lá para escutar alguns casos específicos. Por isso, a direção
do SISMMAC orientou que esses pais fossem para o Departamento de Inclusão e
Atendimento Educacional Especializado (DIAEE).

Então, enquanto a reunião com a superintendente acontecia, os pais de alunos de inclusão foram informados pelo DIAEE que novas turmas seriam
abertas para reduzir o número de alunos por turmas e oferecer um atendimento
melhor às crianças de inclusão.

Esse desencontro de informações revela a desorganização dessa
gestão.
Enquanto um departamento garante a abertura de turma para melhoria de
atendimento, o outro garante que até 38 alunos em uma sala é perfeitamente
adequado
e que não há necessidade de abrir novas turmas.

A Prefeitura informou que as salas ociosas do CAIC Bairro Novo estão reservadas para abrir turmas integrais, algo que não tinha sido
informado nem para a direção da escola. Quanto aos pais que estão esperando uma
vaga, a administração disse que os casos serão analisados para que os lugares em turmas já existentes sejam ocupados.

A direção do SISMMAC vai continuar acompanhando essa e
outras demandas de turmas de 6º ao 9º ano
, para fazer pressão, exigir os
direitos da comunidade escolar e tentar impedir essa estratégia silenciosa da
Prefeitura de extinguir lentamente as séries finais na rede municipal de
Curitiba.

Falta de profissionais nas escolas

A direção do SISMUC também estava presente na mobilização
para denunciar a falta de profissionais na EM CAIC Bairro Novo e em várias
outras escolas municipais que estão enfrentando o mesmo problema.
Faltam
inspetores, pedagogos, secretários e outros profissionais importantes para o pleno
funcionamento das unidades.

Uma mãe de aluno da E.M. Ditmar Brepohl ficou sabendo da
mobilização e também quis falar com a Secretaria Municipal de Educação (SME), como último recurso para chamar a
atenção da Prefeitura sobre a falta de profissionais na escola. A administração
informou que ela deveria informar esses problemas para direção da escola, para
que tudo fosse repassado para o Núcleo Regional do CIC. No entanto, todo esse processo já tinha
sido feito, mas o Núcleo não fez nada para tentar resolver essa questão.

O Núcleo entrou em
contato com a direção da escola poucas horas depois que a mãe exigiu respostas da
Prefeitura no Edifício Delta. Entretanto, claramente não é assim que a
organização da administração deve funcionar. A comunidade escolar exige
respeito e que os núcleos das regionais exerçam a sua função de forma correta!

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