Atendimento especializado é essencial para o avanço da inclusão

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Segundo o último Censo da Educação, seis em cada dez alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação estão
matriculados no ensino regular em Curitiba.
Para além de comemorar essa tendência, é importante
reconhecer o empenho e a luta de pais, professores e demais profissionais para garantir
que a inclusão ocorra com qualidade e promova condições reais de acesso, participação
e aprendizagem.

#@txt1092@#Parte importante desses esforços ocorre
através do trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado (AAE)
com as Salas de Recursos Multifuncionais criadas em 2008, junto com Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Passados
mais de 10 anos de implantação do programa, Curitiba conta com 28 Salas de Recursos
Multifuncionais que garantem atendimento especializado a cerca de 400 crianças.

No período do contraturno, os
alunos recebem atendimento individualizado voltado para a promoção da autonomia
e para o desenvolvimento de habilidades e instrumentos de apoio que facilitem o
aprendizado nas aulas regulares
. Esse atendimento pedagógico varia de acordo
com as necessidades de cada estudante e é realizado por um profissional do
magistério com especialização em educação especial e inclusiva. Estudantes cegos
podem aprender o braile, por exemplo.

O planejamento das atividades que
serão desenvolvidas na sala de recursos é elaborado a partir da interlocução com
o professor da turma regular, com a família e com os profissionais de saúde que
atendem a criança, como fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Essa
comunicação é fundamental para garantir que o atendimento tenha um caráter global,
capaz de olhar integralmente para as necessidades da criança e de modificar o
plano de atividades sempre que necessário.

É por causa desse atendimento global
e próximo do cotidiano dos estudantes que o Atendimento Educacional
Especializado realizado em Curitiba é referência nacional. O profissional do
AAE faz um acompanhamento do estudante na sala de aula do ensino regular. A
lém
de dar suporte e contribuir com o planejamento do professor do regular, esse
acompanhamento busca identificar os fatores que dificultam a aprendizagem e propor
estratégias e práticas pedagógicas para superar essas barreiras.

Para que a educação em Curitiba
seja cada vez mais inclusiva, é preciso investir na ampliação do número de Salas de Recursos Multifuncionais, além do incentivo e valorização da formação
especializada
. A matrícula de estudantes com deficiência, transtornos globais
do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação no ensino regular vem
crescendo e é preciso que o município se prepare para garantir que essas
crianças tenham acesso à educação em toda a sua potencialidade, o que significa
condições de acesso, participação e aprendizagem.

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