Violência nas escolas precisa ser registrada

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20180411_cat

Nesse
início de 2018, muitas professoras e professores têm denunciado agressão dos
alunos nas escolas. A superlotação das salas, a falta de tutor capacitado e a
pouca oferta de vagas de atendimento especializado contribuem para o aumento
desses episódios que muitas vezes fogem do controle.

A falta
de segurança nas unidades também tem impactado diretamente a vida dos profissionais
do magistério. Furtos, roubos e até mesmo assaltos a mão armada tem acontecido
com uma regularidade alarmante.

Somado
a tudo isso, a intensificação da sobrecarga de trabalho é um dos principais motivos
para o aumento dos acidentes de trabalho nas unidades escolares

Mesmo
sabendo de todos esses acontecimentos, a gestão Greca se esconde atrás da
propaganda e não propõe uma solução e nem acata as reivindicações da categoria.

Por
isso, é importante que as professoras e professores que foram agredidos ou
vivenciaram alguma situação de violência no trabalho, seja ela física ou
verbal, registrem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) em até 48h após o
ocorrido.
A CAT é um formulário que deve estar à disposição dos trabalhadores
em todas as escolas.

É
fundamental fazer a CAT em casos de violência sofrida no local de trabalho
tanto pelo próprio registro quanto para que esse documento ajude a comprovar
que esse fator está relacionado a algum possível adoecimento psicológico do
profissional da rede mais tarde. Segundo o Manual de Direitos do Professor do
SISMMAC, “É indispensável que o servidor sempre preencha a CAT, pois é a partir
dela que será reconhecido o nexo causal entre a doença e a atividade”.

A
direção do SISMMAC orienta que as professoras e professores da rede preencham a
CAT e exijam que o formulário esteja à disposição nas escolas.
É possível
consultar informações no Portal RH 24h, no menu Canais de Comunicação, em RH
Orienta. Também é recomendável que o professor guarde uma cópia desse
documento.
Com isso, poderemos quantificar esse problema na rede municipal nos
locais de trabalho e pensar em medidas em conjunto com a categoria e a
comunidade escolar.

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