Pedagogas serão chamadas para debater e avaliar suas funções

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20160616_pedagogas

A partir do dia 22 de junho,
serão realizadas reuniões para ouvir o que as pedagogas e pedagogos acham das
funções que realizam na rede municipal. Essa foi a principal decisão da comissão
paritária responsável por rever as atribuições e o dimensionamento dos
profissionais que atuam pedagogia escolar, na reunião da última quarta-feira
(14).

#@txt138@#Além das datas, a comissão também
debateu a metodologia que será usada nas reuniões. A realização desses
espaços foi uma reivindicação das pedagogas que representam o segmento junto
com o SISMMAC. O objetivo é garantir espaços coletivos que envolvam a categoria
no debate sobre as alterações estudadas na comissão.

Metodologia dos encontros

No início dessas reuniões, serão
apresentados os objetivos e o histórico da comissão, que surgiu como resultado
da mobilização da categoria e da panfletagem realizada em outubro do ano passado.

Depois, as
pedagogas e pedagogos presentes vão se dividir em grupos para analisar e
debater as tarefas descritas do Decreto 35/2016 (antigo Decreto 762/2001). As funções
serão separadas nos eixos usados na comissão para facilitar o debate: 1) Relação
com a família e a comunidade; 2) Planejamento e Avaliação e 3) Organização do
trabalho pedagógico e formação continuada.

O SISMMAC estará presente nas
reuniões, junto com as pedagogas indicadas pelo Sindicato para representar a
categoria na comissão.

Acompanhe os trabalhos da comissão paritária!

A terceira reunião da comissão também iniciou o debate sobre
as tarefas relacionadas à Planejamento e Avaliação. A análise desses pontos continuará na próxima
reunião, marcada para o dia 4 de julho. Para essa data, também está previsto o
início do debate sobre as tarefas relacionadas à Organização do trabalho
pedagógico e à Formação Continuada.

Para o SISMMAC, é preciso rever a redação da maioria das tarefas
descritas no Decreto 35/2016. Nos últimos anos, avançou-se na compreensão de
que o pedagogo não pode ser apenas um suporte técnico. Sua principal função é
agir como um articulador do trabalho pedagógico e esse avanço precisa estar
presente na descrição das tarefas.

#@vej3@#Essa mudança, entretanto, exige mais do que uma simples alteração de
texto. É preciso envolver todo o magistério, e em especial as pedagogas e pedagogos
da rede, na avaliação das tarefas que são realizadas hoje por esses
profissionais e dos obstáculos que dificultam o verdadeiro papel do pedagogo.

Além da revisão das tarefas, é preciso avançar na mobilização para
garantir tempo de planejamento para os profissionais que atuam na pedagogia
escolar. Também lutamos pela alteração da portaria de dimensionamento, para
garantir mais pedagogas e pedagogos nas unidades.

As pedagogas que acompanham a
comissão foram eleitas em reunião do segmento, realizada em novembro, no
SISMMAC. Na reunião do dia 14 de junho, participaram as pedagogas Viviane Bastos,
Rosana Almeida, Cristiane Bianchini, Juliana Zeni Ostroski, Grazielle Tallar
Triaquim, Francielly Costa e Luciana Kopsch.

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