Chega a 158 o número de escolas ocupadas no Rio Grande do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20160602_ocupadars
Já são 158 escolas ocupadas no Rio Grande do Sul! Os estudantes reivindicam melhorias na estrutura das escolas e a retirada do Projeto de Lei 44/2016 das Organizações Sociais (OS), que tramita na Assembleia Legislativa desde fevereiro. O caráter amplo do projeto, caso aprovado, permitirá ao estado passar para essas organizações sociais de caráter privado a gestão de escolas públicas e de instituições de outras áreas, como saúde, cultura e ação social.

As ocupações também reivindicam o fim do parcelamento dos salários dos professores, que estão em greve desde o dia 16 de maio.

Com a desculpa da crise econômica, o governo do Rio Grande do Sul vem parcelando o pagamento dos salários dos trabalhadores do serviço público estadual desde ano passado. Em 2016, os servidores só receberam em dia no mês de janeiro.

Os professores em greve reivindicam reajuste de 13,01% referente a 2015 e mais 11,36%, referente a este ano. Também cobram que seja incluída previsão de reajuste salarial na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017. Mas o governo estadual já encaminhou para a Assembleia Legislativa a proposta que mantém o congelamento de salários do funcionalismo público para o ano que vem, nos mesmos moldes do que ocorre este ano.

Clique aqui para saber mais sobre a situação das escolas e o descaso do governador José Ivo Sartori (PMDB), no vídeo produzido pelo Canal Paralelo.

Posts Relacionados