• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Na mídia: 1% da população concentra metade de toda a riqueza do mundo

Na mídia: 1% da população concentra metade de toda a riqueza do mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vencedor do Nobel de Economia Joseph E. Stiglitz, em seu último livro, O Preço da Desigualdade, descreve uma cena interessante para explicar o problema da desigualdade no mundo: um ônibus com os 85 maiores multimilionários do planeta leva tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial.

Essa imagem é comprovada pelo relatório anual do Credit Suisse. De acordo com o documento, 2015 entrará para a história como o primeiro ano – desde que o estudo começou a ser feito – no qual 1% da população mundial detém metade da riqueza do planeta [valor total de ativos].

Os 1% mais abençoados do que os outros possui tanto dinheiro líquido e investido quanto os 99% restante da população mundial.

O clube dos chamados ultrarricos (aqueles que têm US$ 500 milhões [quase R$ 2 bilhões] ou mais aumentou, de acordo com o Credit Suisse, para quase 124 mil pessoas.

O mais preocupante do estudo é que a disparidade continua aumentando desde 2008, ano da crise que explodiu nos EUA e atingiu todo o mundo.

Também é fato, constatado pelo levantamento do Credit Suisse, que esse novo aumento da disparidade é fruto da especulação financeira. A riqueza dos mais ricos é mais sensível às subidas de preço de ações de empresas e outros ativos financeiros e da alta dos juros.

Fonte: Gazeta do Povo

Posts Relacionados